Notícia publicada em 08/06/2017 | 14:24

SecHab celebra avanços da Operação Prontidão em Barreiros

Uma semana após a criação da Operação Prontidão, a partir da implantação dos Escritórios de Gestão nos municípios atingidos pelas fortes chuvas do fim de maio, a população de Barreiros, na Mata Sul, volta à rotina. A Secretaria de Habitação de Pernambuco, que foi designada pelo governador para coordenar as ações no município, celebra a retomada do comércio no Centro e o restabelecimento do abastecimento de água na cidade. No âmbito da habitação, o titular da pasta, Bruno Lisboa, articulou com o Ministério das Cidades a entrega imediata de casas do Minha Casa, Minha Vida a 105 famílias que se encontram desabrigadas no município.

Ao todo, em Barreiros, há um total de 169 desabrigados e 10.892 desalojados e abrigados em casas de parentes. A prioridade de entrega das casas é para famílias que se encontram, atualmente, em abrigamento e em imóveis em área de risco. As demais que não serão contempladas imediatamente vão aguardar as próximas fases do empreendimento. Bruno Lisboa reforçou que ainda há muito a ser feito, a exemplo da recuperação de estradas na área rural, mas que o trabalho deu resultados. “Com objetivo de devolver a rotina da cidade, começamos desobstruindo o centro e acomodando em locais seguros os que perderam suas casas”, explicou. O secretário, que ainda é responsável pela Operação Prontidão em São José da Coroa Grande e Tamandaré, afirmou que a equipe não descansa até que as pessoas se sintam bem. “Temos o dever de amparar as pessoas que precisam do Estado”, completou Bruno Lisboa.

No Escritório de Barreiros, a Secretaria de Habitação mantém uma equipe permanente de 14 servidores, entre diretores, engenheiros, assistentes sociais e técnicos. O escritório conta ainda com o apoio de outros 20 servidores da prefeitura local. No Gabinete Crise Central instalado no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, a Secretaria de Habitação conta com um gestor e dois técnicos.

Além de coordenar as ações da Operação Prontidão em Barreiros, São José da Coroa Grande e Tamandaré, a Secretaria de Habitação mantém equipes nos outros 24 municípios em estado de emergência realizando vistorias técnicas e levantamentos sociais.

SOLIDARIEDADE – No último sábado (03.06), Barreiros recebeu 20 toneladas de alimentos arrecadados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF/PE). A separação dos donativos foi feita por voluntários da Secretaria de Habitação e da Companhia Estadual e Habitação e Obras (Cehab), que, na oportunidade, levaram as próprias doações. Outras três toneladas de alimentos doadas pelo Banco de Alimentos do Sesc/Senac chegam ao município ontem.

A Secretaria de Habitação está responsável pelo transporte das doações que podem ser feitas no Recife ou na Rádio Litoral de Barreiros. A distribuição será coordenada pela Defesa Civil, que tem o mapeamento das famílias e bairros prioritários, mais atingidos pelas enchentes.