Histórico
 
A Secretaria de Habitação de Pernambuco (SecHab) foi constituída na gestão do Governador Paulo Câmara com o objetivo de promover a Política Estadual de Habitação de Interesse Social envolvendo a construção e a melhorias de moradias populares, além de atuar na urbanização integrada das cidades e na regularização fundiária. Em sua estrutura funciona a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), empresa que tem como missão atuar na redução do déficit habitacional do Estado por meio da racionalização dos problemas habitacionais de interesse social, em parceria com as Prefeituras Municipais, a Caixa Econômica e o Governo Federal.
 
Acompanhe abaixo um pouco da nossa história:
 
1979 – A partir da Lei Estadual 7.832, foi criada, em 06 de abril de 1979, a Empresa de Melhoramentos Habitacionais de Pernambuco S/A - EMHAPE, com a finalidade de atuar na melhoria estrutura das casas de interesse social. 
 
1999 – A EMHAPE, no entanto, só iniciou sua atuação quando foi consolidada, em 28 de novembro de 1999, a partir de uma reforma administrativa que extinguiu a Companhia de Habitação Popular do Estado de Pernambuco (COHAB-PE), em 22 de novembro de 1999. A alteração na legislação estadual possibilitou a EMHAPE, então, atuar na racionalização dos problemas habitacionais no Estado. 
 
2003 – Em 04 de julho de 2003, a Empresa de Melhoramentos Habitacionais de Pernambuco - EMHAPE tem sua denominação alterada para Companhia Estadual de Habitação – Cehab.  Em 10 de dezembro do mesmo ano, foi acrescentada a palavra “obras” ao nome da empresa, se tornando  a Companhia Estadual de Habitação e Obras – Cehab (sem alteração da sigla), conforme se apresenta atualmente.
 
2007 - Em 19 de janeiro de 2007, através da Lei Estadual nº 13.205, a vinculação da Cehab passou a ser a então secretaria Estadual das Cidades.
 
2015 –  Em janeiro de 2015 foi criada, pelo governador Paulo Câmara, a Secretaria de Habitação de Pernambuco (SecHab), órgão integrante da Administração Direta do Poder Executivo. Com a criação da Secretaria Estadual de Habitação de Pernambuco (SecHab), a Cehab passou a ser órgão da mesma. Em 10 de novembro do mesmo ano, através do decreto nº 42.308, é aprovado o regulamento da Secretaria de Habitação, que tem como finalidade de competência desenvolver políticas setoriais de habitação e programas de urbanização; promover, em articulação com as diversas esferas de governo, com o setor privado e organizações não governamentais, ações e programas de urbanização; planejar, acompanhar e desenvolver a política de subsídio à habitação popular; planejar, regular, normatizar e gerir a aplicação de recursos em políticas de desenvolvimento urbano, urbanização, habitação; promover políticas de regularização fundiária em áreas do Governo do Estado ocupadas por população de baixa renda; promover a regularização fundiária dos imóveis pertencentes ao Estado.